Página inicial > Últimas Notícias > 07.06- CEAD/UFPI destaca os melhores momentos do primeiro dia do Salipi 2024

14.06- CEAD no Salipi: Curso de Libras realiza atividades no estande do Centro

• Publicado: Terça, 18 de Junho de 2024, 12h09
  • Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2024, 13h34

libras no salipi 2

O momento foi marcado pela a recepção dos visitantes e atividades de interação com o público

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) vem realizando desde o primeiro dia do Salão do Livro do Piauí (SALIPI) diversas atividades de interação com o público e apresentação dos cursos oferecidos pelo Centro.

A coordenadora do curso de Libras, Prof.ª Geisy do Nascimento, explicou que o curso foi inserido na grade do Núcleo de Línguas com o objetivo de formar intérpretes de Libras e promover inclusão nas atividades do cotidiano. Geisy comenta sobre a importância da adesão do curso e sobre o reconhecimento da Libra como uma das línguas oficiais do país.

“O curso aborda diferentes métodos para a conversação em Libras. É um curso básico, que pretende abordar vocabulários e contextos do cotidiano inicialmente, para que o aluno que buscar fazer o curso entre em contato com vários contextos de situações simples do dia a dia, exatamente para incluir o surdo no meio social. O curso tem 120 horas, 100% online através da plataforma, possuindo aulas assíncronas e uma vez na semana contam com uma aula síncrona", explica a coordenadora.

20240614 163304

Alunas do curso de Libras estiveram presente nas atividades. A aluna Lucimar Ferreira afirmou que o curso é realizado de uma maneira dinâmica, que atrai pessoas para conhecer a Libras. "É uma experiência maravilhosa e inovadora, que a gente pretende fazer muitas outras desse tipo. Não só aqui no Salipi, mas com outros eventos que assim aconteceram”, contou.

O curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) oferecido pelo CEAD/UFPI conta com a participação de discentes de diferentes regiões do país. O objetivo é introduzir a temática e o ensino dessa língua, apresentando os principais números, alfabeto e expressões específicas de Libras.

Oficina de Adaptação de Atividades na Educação Infantil no SALIPI

Durante a 22ª Edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), o Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) organizou a Oficina de Adaptação de Atividades na Educação Infantil, conduzida pela professora Airla Galindo, na sexta-feira (14).

A Professora Airla, que leciona Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município foi convidada pela professora Dilma Andrade, pedagoga do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) e coordenadora adjunta do curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) do CEAD/UFPI.

"Esse tema é crucial para os professores e profissionais que trabalham em escolas. A adaptação de atividades permite que alunos com deficiência ganhem mais autonomia e independência, resultando em uma aprendizagem mais significativa”, disse a professora.

A oficina destacou a importância de adaptar atividades para que alunos com necessidades especiais possam progredir adequadamente em seu processo de aprendizagem. Essa prática permite que os alunos tenham uma experiência educativa mais inclusiva e enriquecedora.

O evento foi uma excelente oportunidade para educadores aprimorarem suas habilidades e conhecimentos, contribuindo para uma educação infantil mais inclusiva e eficaz.