Adote um Copo: CEAD/UFPI promove campanha para redução de descartáveis
Lançamento da campanha pontuou a importância da redução do consumo, reciclagem e alternativas de uso
O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) lançou, na última terça-feira (26), a campanha “Adote um Copo”. A atividade visou conscientizar os servidores e colaboradores da unidade a refletir sobre o consumo de copos descartáveis durante o expediente, enfatizando a dificuldade de reciclagem e a possibilidade de ingestão de químicos, uma vez que o material é composto de poliestireno que, quando submetido ao calor libera o estireno, molécula tóxica apontada como cancerígena.
Diretora do CEAD/UFPI, Profª Lívia Nery
Para a diretora do CEAD/UFPI, Profª Lívia Nery, a campanha ratifica, no que se refere à atenção ao meio ambiente, os projetos e ideais em processo de implementação na Universidade Federal do Piauí. “A campanha vem para somar ao que já objetivamos aqui no CEAD/UFPI, que é a atenção à sustentabilidade. Temos profissionais dedicados com o tema e já percebemos um novo olhar que corrobora com essa consciência. No prédio administrativo, que será entregue ainda em 2023, estão sendo instaladas placas solares. É um grande passo com dedicação incrível de uma instituição cinquentenária que é a UFPI. Precisamos estar engajados nessa consciência”, pontuou.
Técnico Administrativo e biólogo, Ubirajara Assunção
O técnico administrativo e biólogo Ubirajara Assunção frisou o ser humano como parte indissociável da natureza, o que exige proatividade na relação de respeito, cuidado e preservação coletiva. “A educação ambiental traz uma visão do ser humano como um protetor do meio ambiente. Nós somos parte da natureza e, por isso, temos o dever de cuidar sem precisar ficarmos obrigando ninguém a nenhuma ação. É uma atitude pessoal, individual para o coletivo. Nesta campanha, sugerimos a troca do uso de copo descartável por caneca ou garrafa e já estamos trabalhando em prol de possibilitar o recolhimento de pilhas e baterias, fazendo o descarte correto”, finalizou.
Engenheiro Lucas Jacó
CAMPANHA
O objetivo é incentivar o uso de copos de vidro, xícaras, canecas e garrafas de materiais duráveis para reduzir o consumo de copos descartáveis e poluição evitável. Estudos apontam que a reciclagem do material coletado não atinge nem 50% do total, por vários fatores, dos quais se cita o alto custo da reciclagem. Sendo assim, a disponibilização dos copos descartáveis no hall de entrada limitar-se-á ao atendimento de visitantes.
⚠ ️ Um copo descartável consome água em sua fabricação: cerca de 3 litros do líquido para cada copo produzido. E para reciclar esse copo é consumida ainda mais água. Enquanto para lavar um copo reutilizável gasta-se cerca de 300 ml de água.
❗ ︎ Some–se a isso o petróleo usado em sua fabricação, o lixo que esse copo representa e os combustíveis gastos para fazer esse copo chegar até você. Agora multiplique esse número pela quantidade de vezes que você bebe água todos os dias e pelos dias do ano. O Servidor consciente está convidado a adotar um copo.
Diferente do que se acredita, "a coisa pública não é de ninguém", a coisa pública é de todos! E devemos pensar e praticar soluções coletivas.
Redes Sociais