Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI anuncia nova oferta de vagas para graduação e especialização
Início do conteúdo da página

Aluno do curso de Xadrez do CEAD/UFPI desenvolve projeto em Barras/PI

  • Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 12h46
  • Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 12h46

Xadrez 3

Secretário de Educação do município apoiou o projeto Xadrez na Escola que conta com 12 módulos para profissionais do ensino

O projeto ‘Xadrez na Escola’ é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Barras/PI e contou com o apoio do aluno do curso de Especialização em Ensino de Xadrez e Formação para o Mundo do Trabalho e professor de matemática da rede municipal, Prof. Luiz Felix. O objetivo da atividade é introduzir o jogo de Xadrez no ambiente escolar como uma ferramenta pedagógica, com atividades iniciadas em com dois módulos, cursados nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2024. 

Para Felix, o curso procura fazer da utilização do Xadrez não apenas como um jogo de entretenimento, mas como uma atividade educativa que promova o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais dos alunos. O professor também comenta como surgiu a proposta do projeto.

“O secretário de Educação de Barras teve a intenção. Antes do doutorado (até 2022), eu trabalhava como coordenador na Secretaria e pude entrar em contato com a coordenadora pedagógica. E foi aí que o projeto saiu, pois eu já estava fazendo a especialização em Xadrez do CEAD/UFPI. O objetivo de toda a equipe é ir além do aspecto lúdico do jogo, buscando integrar o Xadrez ao currículo escolar de forma transversal, ou seja, relacionando-o com diferentes disciplinas e áreas de conhecimento”, pontua. 

Xadrez 1

Turma de professores no curso durante os módulos 1 e 2

Segundo a coordenadora de ensino da Secretaria de Educação do município, Elenilda Santos, além de perceber o potencial do Xadrez como ferramenta interdisciplinar, a Secretaria incluirá a aula do jogo de tabuleiro como atividade obrigatória no currículo da educação em tempo integral. 

“Nosso objetivo é proporcionar o Xadrez como ferramenta pedagógica interdisciplinar, buscando desenvolver nos alunos habilidades cognitivas, sociais e emocionais de forma lúdica. Foram ofertadas 60 vagas por meio de edital interno da Secretaria Municipal de Educação. Durante os dois dias de aula, os alunos saíram empolgados e temos plena convicção de que o curso já é um sucesso. Estamos conversando com o secretário de Educação, Ramon Vieira, para a possível oferta de novas turmas”, explicou.

O professor de Xadrez, Erasmo Falcão, ministrou as aulas durante os módulos 1 e 2 a fim de instruir os presentes a desenvolverem clubes de Xadrez nas unidades onde lecionam. Segundo o enxadrista, a capacitação reforça os benefícios do jogo de tabuleiro estratégico.

“Nossas expectativas estão voltadas para que possamos desenvolver a socialização e os valores educacionais do Xadrez. Para tanto, estamos realizando uma capacitação dos professores da cidade de Barras/PI, que irão replicar os conhecimentos adquiridos na capacitação e ministrar aulas de Xadrez nas escolas onde trabalham. Além disso, a intenção é que se sintam motivados a criar um clube na escola. Desta forma, estimular o estudo e a prática esportiva do jogo de Xadrez e, quem sabe, encontrar grandes talentos que possam representar sua escola ou cidade em competições”, finalizou.

Xadrez 2

Professor Erasmo Falcão

Sobre o curso

Como primeira atividade do projeto, está sendo oferecido um curso de formação em Xadrez para 60 professores efetivos, substitutos e professores monitores da rede municipal de Educação de Barras. Este curso é composto de 12 módulos, sendo cada um de 10 horas/aula, totalizando 120 horas de formação, indo do básico ao avançado. Os módulos I e II foram realizados nos dias 02 e 03 de fevereiro e o módulo III será realizado no dia 24 de fevereiro de 2024. O professor ministrante do curso de formação é o professor Erasmo Márcio Falcão, especialista em Ensino de Xadrez, membro da Federação Piauiense de Xadrez–FPIX e do Clube Parnaibano de Xadrez.

registrado em:
Fim do conteúdo da página