Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI anuncia nova oferta de vagas para graduação e especialização

Alunos do curso de Energias Renováveis do CEAD/UFPI visitam a Usina Hidrelétrica de Boa Esperança

• Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 10h12
  • Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 10h12

Visita Guadalupe 1

Os alunos do curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) realizaram a primeira visita técnica da graduação no dia 23 de janeiro. Os discentes foram acompanhados dos professores Roana d’Ávilla, Suellen Alcântara e de Marinaldo Sousa, para conhecer a Usina Hidroelétrica de Boa Esperança.

A visita teve como objetivo permitir que os estudantes observassem de perto a geração de energia elétrica por uma usina, além de compreender o processo de transmissão dessa energia. A atividade de campo também foi realizada para integrar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica proporcionando aos alunos do curso uma experiência prática enriquecedora.

Visita Guadalupe 2

A Usina fica localizada entre as cidades de Guadalupe-PI e São João dos Patos-MA, onde é operada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que fornece energia para o estado do Piauí.

Durante a visita à Usina, os discentes tiveram contato com as instalações internas e puderam conhecer de perto os geradores, turbinas, transformadores entre outras coisas. De acordo com a professora Suellen Alcântara, que acompanhou os alunos na visita, a aula de campo serviu para que os graduandos tivessem uma visitação na prática dos sistemas de geração e de transmissão de energia elétrica.

“Essa vivência prática proporcionou uma compreensão mais profunda do funcionamento e da importância dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica. A visita também estimulou o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe, a comunicação, a pesquisa, a reflexão crítica e a responsabilidade social”, explicou a professora.

A estudante do 2º período do curso, Maria Dias Silva, relata que a oportunidade da viagem em grupo trouxe bate papos sobre a perspectiva do curso no que se refere ao mercado de trabalho.

“Tivemos a oportunidade de visitar a hidrelétrica de Boa Esperança e, particularmente, foi um momento ímpar, pois pude conhecer meus colegas de classe. Além disso, durante o trajeto, trocamos aprendizados e conversamos sobre as perspectivas futuras na nossa graduação, sendo conduzidos com bastante atenção pela  equipe de motoristas e professores do CEAD/UFPI. Acredito que tudo o que vivenciamos serviu para gerar um sentimento de pertencimento à turma, por isso agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuíram para realização dessa visita”, comentou.

Visita Guadalupe 3

Os alunos foram guiados pelos funcionários da Chesf, como Lindokeny Rodrigues, engenheiro elétrico, e Auderi Júnior, técnico em Eletrônica, com o gerente eletricista Rubem Danilo.

Ainda segundo Maria, a visita também reforçou os conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula, podendo analisar os equipamentos observados na teoria em pleno funcionamento.

“Ao chegar na hidrelétrica, recebemos instruções dos profissionais da Chesf que também foram muito solícitos ao responderem as dúvidas de cada aluno. No momento de visitar as salas de máquinas, recebemos equipamentos que me relembraram muito as aulas de Segurança do Trabalho, matéria que pagamos no primeiro período do curso. E, assim, pudemos experienciar um pouco do que vimos apenas em fotos e observar as máquinas em plena operação”, finalizou a estudante.