Aniversário: CEAD/UFPI completa 18 anos conectando o Piauí ao mundo
Centro também faz o lançamento da nova marca, sendo uma atualização que define autonomia, inclusão e inovação
No dia 24 de outubro de 2006, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou o projeto de criação do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI). A partir de então, com a missão de levar educação pública, gratuita e de qualidade além das fronteiras físicas, o Centro tem conectado e encurtado distâncias em todas as regiões do país, alcançando novos lugares e transformando vidas por meio da Educação a Distância.
A diretora do CEAD/UFPI, Prof.ª Lívia Nery, comenta sobre os desafios da educação a distância, como também das conquistas em desenvolver um ensino superior gratuito e de qualidade.
“Ao longo desses 18 anos e ao chegarmos a esta maior idade, não foram poucos os desafios enfrentados com o objetivo de conquistar uma educação pública gratuita e de qualidade ao alcance daqueles que não teriam condições de residir nos grandes centros e, neles, conseguirem alcançar a realização de um curso superior. Assim, esses desafios só foram vencidos com muita união, a participação e o planejamento de toda uma equipe extremamente qualificada e dedicada à formação humana. Uma equipe que sonha em transformar o mundo num lugar melhor e mais acessível para todas e para todos”, pontuou.
A diretora ainda menciona o momento importante que é a chegada à maioridade do Centro, resultado da implementação de projetos de sucesso por todo o corpo docente e colaboradores.
“A autonomia conquistada ao longo desses 18 anos também é fruto das parcerias dos projetos e das implementações, das ideias de muitos dos professores e das professoras que fazem o Centro de Educação Aberta e a Distância sempre apoiados pelos técnicos, pelos colaboradores e pelas sociedades de modo geral. E agora, que venham os próximos anos. E, com eles, muito trabalho, muita dedicação, felicidade, harmonia, alegria e sucesso a todas que fazem a família Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí. Feliz maioridade, feliz 18 anos, parabéns a todos vocês, seguiremos juntos nos próximos desafios”, finalizou Lívia Nery.
NOVA MARCA
Em celebração ao aniversário do CEAD/UFPI, também será lançada a nova marca, sendo uma transformação que se reflete na forma que se apresenta ao mundo. E o resultado é uma identidade visual que transmite o que define o Centro: autonomia, inclusão e inovação. Mais que um símbolo, a nova marca é o reflexo do movimento constante em que todos os que fazem o CEAD/UFPI estão inseridos.
A marca também reflete a velocidade e a amplitude das conexões que a Educação a Distância viabiliza. As linhas que atravessam o globo terrestre simbolizam as ondas de conexões que ligam os alunos e professores, levando a educação pública e de qualidade ao alcance de todos. À medida que o CEAD/UFPI cresce, ampliando o número de cursos e polos, essa expansão reflete a missão contínua: democratizar o ensino superior e qualificar profissionais para contribuir com o desenvolvimento local, regional e nacional.
COMO TUDO COMEÇOU
Em 2006, o Sistema UAB foi implantado no Estado do Piauí por meio do consórcio entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí (SEDUC). E, em 24 de outubro de 2006, a UFPI fez o projeto de criação do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) com os objetivos de oferecer educação gratuita e de qualidade à população piauiense e de criar cursos que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região.
O início das atividades pelo Sistema UAB se deu com o Projeto Piloto do curso de Graduação em Administração com atividades em todo o Brasil, participando cerca de 10.000 estudantes divididos em 25 universidades, em diversos estados do país. No Piauí, ele inicia suas atividades com a oferta de 500 vagas, voltadas para os funcionários do Banco do Brasil e da própria UFPI, e ao público em geral. Estas vagas foram divididas e ofertadas para oito cidades do Piauí, que foram Teresina, Parnaíba, Piripiri, Esperantina, Picos, Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato. O curso teve duração de quatro anos e meio divididos em nove módulos. Sua carga horária total era de três mil horas/aula, sendo que 64% na modalidade EaD e 26% presencialmente, além do estágio supervisionado com 10% da carga horária, respectivamente.
Redes Sociais