Página inicial > Últimas Notícias > 07.06- CEAD/UFPI destaca os melhores momentos do primeiro dia do Salipi 2024

Borboletando: Coordenadora do Projeto lança livro em parceria com estudantes de Pedagogia da CEAD/UFPI

• Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2024, 11h11
  • Última atualização em Sábado, 18 de Maio de 2024, 12h37

IMG 9011 livro

Lançamento aconteceu durante uma oficina no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI)

Aconteceu na manhã da última quarta-feira (15/05), no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI), o lançamento dos livros “Pippa, Lucca e a Porca do Dente de Ouro”, de autoria da Prof.ª Dr.ª Sandra Ramos e “Borboletando… em casa também se aprende! Entre as flores da prática educativa extensionista”, das organizadoras Sandra Ramos, Teresinha Nogueira e Marilde Chaves. Os lançamentos destacam a importância da produção científica, no contexto da formação docente dos alunos do PRIL/UFPI. O projeto Borboletando realizou os lançamentos durante a Oficina de Inovação Educacional e Práticas Pedagógicas Colaborativas ministrada pelas pedagogas Teresinha Nogueira e Sandra Ramos.

Na oportunidade, a coordenadora do projeto Borboletando e professora do curso de Pedagogia da UFPI, Profª Sandra Ramos, pontuou a importância do lançamento do livro para a valorização da educação inclusiva e a relevância do Projeto de Extensão. “A experiência do Borboletando nos proporcionou esse lançamento do livro, sendo o primeiro livro do projeto Borboletando. O projeto também abre uma porta para a produção científica de alunos em formação. Sobre a participação na Oficina, a experiência possibilitou que os alunos aprendessem sobre práticas colaborativas e sobre o uso de ferramentas digitais na perspectiva da gamificação. Contamos com orientadores maravilhosos, doutores e mestres da UFPI e de outras universidades. São várias pessoas de renome da área educacional na orientação dos alunos do PRIL, co-autores dos capítulos", finalizou a doutora.

Profª Dr.ª Sandra Ramos

Já a Prof.ª Dr.ª Teresinha Nogueira apresentou uma oficina sobre gamificação e falou sobre o objetivo das inovações. “O objetivo principal da inovação não é inovar por inovar, ou somente trazer jogos para a sala de aula. É, acima de tudo, proporcionar uma mediação do ensino que leve o aluno a ter uma aprendizagem significativa, de forma criativa e lúdica, principalmente a aprendizagem que ele vai fazer, ele vai ter a liberdade de pensamento. É um diferencial construir o conhecimento de suas ideias e não apenas a imposição de professores”, destacou Nogueira.

IMG 9004 1 livro

Prof.ª Dr.ª Teresinha Nogueira

A estudante de Ciências Sociais, Adrielle Santos, do 9º período, frisou o quanto a oficina contribuiu para a sua formação profissional. “A palestra foi muito interessante porque com ela a gente conseguiu perceber como o processo de gamificação das aulas contribui na introdução do aluno e na participação, incentivando com que ele participe, com que ele faça essa construção do conhecimento junto ao professor. Então, foi muito interessante. Contribuiu muito para a minha formação profissional”, destacou a estudante.

IMG 9016 livroParticipantes do evento de lançamento realizado atividades sugeridas pela Prof.ª Dr.ª Teresinha Nogueira