Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Borboletando realiza ciclo de estudos nos dias 17 e 18 de março

CEAD e Expedição Cultural

• Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 11h24
  • Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2019, 11h39

17 01 2019 Expedição Sertão Colonial

Com o objetivo de resgatar a história das Instituições do Estado do Piauí no Período Colonial, bem como identificar riscos e obstáculos institucionais para a proteção do patrimônio histórico colonial e cultural das cidades de Amarante, Oeiras, Campinas do Piauí e Simplício Mendes, será realizada, entre os dias 18 e 19 de janeiro, a Expedição Sertão Colonial.

A ação é organizada pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD / UFPI) e o Núcleo de Pesquisa da Justiça (NUPEJ) do Centro de Ciências Humanas e Letras (CHHL / UFPI) em parceira com a Rede Pense Piauí (RPP), cujos membros se deslocarão para trajeto de observação e de estudo por essa região piauiense.

Segundo fala Diretor do CEAD e Coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) / UFPI, Professor Doutor Gildásio Guedes Fernandes, como Coordenador Adjunto da Expedição, trata-se de “[...] oportunidade ímpar  para despertar as comunidades locais, estaduais e nacionais para a importância vital de preservar o acervo da história do Piauí, com bastante valor tanto em termos de história como de cultura, o qual remonta aos séculos XVIII e XIX, buscando estratégias de melhor divulgar e mantê-lo vivo na memória local, estadual e nacional.”

O evento contará com a participação dos membros da comunidade universitária, do IPHAN, lideranças políticas locais e pesquisadores de diversas áreas ligadas à proteção do patrimônio histórico e cultural do Piauí, a exemplo do Desembargador Federal Carlos Augusto Pires Brandão e Dr. Benjamim Pessoa Vale, Coordenadores do evento e do Professor. Dr. Samuel Pontes Nascimento, que juntamente com o Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, compõem a Coordenação Adjunta.  Na programação da atividade estão previstas palestras e visitas a prédios históricos nas cidades visitadas.

Eis mais uma participação do CEAD na história viva do Estado do Piauí, em benefício de sua população.