Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI anuncia nova oferta de vagas para graduação e especialização

CEAD/UFPI lança pós-graduação em Ensino e Saúde Integral

• Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 12h31
  • Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 11h21

Saúde Integral 1

Equipe de coordenadores desenvolvem pesquisas inéditas no estado do Piauí; inscrições se encerram em 20/01/24

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) divulga edital para processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas no Curso de Especialização em Ensino e Saúde Integral, a ser realizado pelo CEAD/UFPI, por meio de convênio com a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC).

A pós-graduação será realizada na modalidade de Educação a Distância, de forma gratuita e com 1 (uma) atividade presencial obrigatória por módulo, no núcleo ao qual o aluno estiver vinculado, conforme calendário que será informado futuramente. O curso terá carga horária total de 420 horas/aula, com duração de 18 (dezoito) meses de atividades didático-pedagógicas, com previsão de início em abril de 2024.

Com 300 vagas disponíveis, o curso será distribuído em cinco polos: Alegrete, Buriti dos Lopes, Piracuruca, Teresina e Uruçuí. A especialização em Ensino e Saúde Integral se destina, prioritariamente, a docentes da Educação Básica e profissionais da Atenção Básica em Saúde, admitindo-se também outros profissionais, preferencialmente aqueles engajados na prática de ensino e/ou de saúde, tanto em redes públicas quanto privadas.

As inscrições serão realizadas até 20/01/2024. Os interessados podem submeter pedido de inscrição clicando aqui para acessar o formulário

Para mais detalhes, acesse a página do edital .

Integral 2

Coordenadores do curso estão conduzindo pesquisa inovadora em parceria com a Fiocruz Piauí, trazendo avanços inéditos no Piauí.

O coordenador do curso, Prof. Dr. Leonardo Torres-Leal, comenta que a equipe que atuará na pós-graduação realizou treinamento em laboratório de última geração em São Paulo, no Solution Center da empresa Illumina, que é líder no setor de biotecnologia, especializada em sequenciamento genômico e análise de DNA.

“Esse treinamento faz parte da pesquisa que envolve alunos de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição e da parceria firmada entre o grupo de pesquisa em Doenças Metabólicas, Exercício e Nutrição (Domen) e a Fiocruz Piauí, representada pelo cientista Dr. Vladimir Costa. E o principal objetivo lá era nosso treinamento,e por conseguinte as análises de Transcriptoma, que analisa mais de 250 mil genes, com as amostras que a gente coletou entre pesquisas nossas na UFPI. E o CEAD/UFPI esteve nos apoiando nesse processo, possibilitando o trabalho dos pesquisadores”, pontua.

Torres também detalha sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN), onde faz parte a equipe que desenvolverá os trabalhos na pós-graduação ofertada pelo CEAD/UFPI.

“Conduzimos pesquisas voltadas para o tratamento do câncer, buscando compreender como as terapias nutricionais podem complementar abordagens oncológicas tradicionais, incluindo a quimioterapia. Neste estudo, delineamos uma perspectiva futura de implementação por meio de parcerias adicionais, enfatizando o papel crucial da Fiocruz Piauí. No futuro, colaboraremos ativamente em estudos com seres humanos, fortalecendo a base para aprimorar a terapia nutricional. Este cenário representa uma oportunidade profissional para intervenções direcionadas à melhoria da eficácia do tratamento oncológico”, comenta.

O professor também cita o pioneirismo no Piauí referente à pesquisa e ao método utilizado pelos alunos.

“Vale ressaltar que os integrantes da equipe são os primeiros cientistas em nosso estado, a realizar esse tipo de trabalho com essas ferramentas super modernas, a transcriptoma, que é essa análise de 250 mil genes. Assim, a gente pode avaliar e entender melhor como o nosso corpo reage a essas terapias. Então, é um avanço imenso e a gente está com essa vanguarda, de entender como é que podemos, futuramente, ajudar o nosso estado nessa perspectiva: se você tem um câncer instalado, saber qual tipo de câncer e saber qual tipo de tratamento é o melhor para você”, finaliza.

Fazem parte da equipe de Cientistas do grupo Domen o coordenador do curso e Prof. Dr. Leonardo Torres; a subcoordenadora e pós-doutoranda, Profa. Juliana Severo; o tutor e mestrando, Jordan Almondes (PPGAN); a doutoranda Irislene Costa (PPGAN); e o cientista da FioCruz Piauí, Dr. Vladimir Costa.