Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Coordenador do Curso de Letras do CEAD/UFPI organiza livro “Filosofia da Pessoa no Pensamento de Paul Ricoeur”
Início do conteúdo da página

CEAD/UFPI realiza roda de conversa sobre escrita criativa para educação inclusiva

  • Publicado: Terça, 21 de Maio de 2024, 11h14
  • Última atualização em Terça, 21 de Maio de 2024, 11h27

 roda de conversa professores

“TeCendo Caminhos de Acessibilidade - Pesquisa e Escrita criativa sobre inclusão” aconteceu durante a I Semana da Conscientização sobre Acessibilidade 

A coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), Dilma Andrade, realizou roda de conversa na manhã da última quarta-feira (15), no auditório de Biologia da UFPI. A roda de conversa, cuja temática é TeCendo Caminhos de Acessibilidade - Pesquisa e Escrita criativa sobre inclusão, possibilita que as pessoas tenham conhecimento sobre a importância da escrita criativa no processo da educação inclusiva. 

Para a coordenadora adjunta do AEE, Prof.ª Dilma Andrade, a roda de conversa é fundamental para a construção social das pessoas. “É muito importante que todas as pessoas possam participar de momentos como esse. Acredito que essa troca de conhecimentos favorece o crescimento enquanto pessoa humana, nos humanizando ainda mais, porque eu passo a entender quais são as limitações e necessidades que o outro possui, e a partir daí eu me disponibilizo também enquanto pessoa, enquanto cidadão, enquanto profissional, para suprir ou minimizar essas necessidades”, frisou Dilma Andrade. 

Jailson Sousa é mestre em Moda, graduando em jornalismo e estagiário de comunicação do CEAD/UFPI. O profissional também é autor do Guia Informacional para Auxiliar na Acessibilidade dos Deficientes Visuais no Ato de Compra de Vestuário em Loja Física, e destaca a importância das temáticas discutidas na roda de conversa. “A importância de falar de acessibilidade e inclusão é necessária, pois ainda existem muitas barreiras que precisam ser rompidas tanto pelas pessoas com deficiência como também pelas pessoas sem deficiência. As pessoas com deficiência estão o tempo todo tendo que falar que elas existem, que elas precisam de acessibilidade e precisam ser inseridas no contexto social de modo geral. E isso tratando de sociedade, política econômica e cultural”, acrescenta Jailson Sousa. 

 GOPR2753

Jailson ainda cita os assuntos abordados na roda de conversa. “Pude falar e levantar muitos questionamentos quanto à inclusão. De que forma eu, enquanto pessoa sem deficiência, o que eu posso fazer para promover a inclusão? O que eu sei e entendo sobre a acessibilidade? São questionamentos que precisamos fazer o tempo todo, estar nos questionando para que possamos saber como lidar com as pessoas com deficiência”, finaliza Jailson.

Para saber mais sobre o guia produzido por Jailson Sousa, clique aqui

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página