Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias
Início do conteúdo da página

Coordenador do Curso de Letras do CEAD/UFPI organiza livro “Filosofia da Pessoa no Pensamento de Paul Ricoeur”

  • Publicado: Terça, 23 de Abril de 2024, 10h20
  • Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2024, 10h20

vanderlei post insta

Filósofo e professor da UFPI faz parte de projeto de pesquisa e publicação, que promove debates e aprofundamentos na filosofia contemporânea.

O Prof. Dr. Vanderlei Carneiro, filósofo, teólogo, doutor em Linguística, pós-doutor em Filosofia e coordenador do curso de Letras Português do CEAD/UFPI, tem se destacado como um dos organizadores do livro "Filosofia da Pessoa no Pensamento de Paul Ricoeur". O projeto, surgiu a partir do Grupo de Estudos em Hermenêutica de Ricoeur, que vem sendo desenvolvido na UFPI com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQI/UFPI) e do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, abordando os pensamentos do filósofo francês Paul Ricoeur.

Além de participar como organizador, ele também tem um capítulo em coautoria com um orientando do doutorado, Aluizio Oliveira de Sousa, por título ‘Paul Ricoeur: Por uma filosofia da pessoa’. Para Carneiro, a filosofia é necessária para o fortalecimento da humanidade. "A colaboração enriqueceu o processo de pesquisa e contribuiu para a elaboração de um trabalho mais completo e filosófico (...) O livro expressa a necessidade de uma filosofia da Pessoa, capaz de falar, de agir, de narrar e narrar-se, como também de imputar-se humanizadamente", comenta Prof. Dr. Vanderlei Carneiro.

Este livro sobre a obra de Ricoeur, segundo o professor, busca contribuir para uma visão mais ampla e aprofundada dessas questões. "Trata de uma reflexão urgente em tempos em que as identidades, o reconhecimento dos sujeitos e as alteridades são frequentemente negadas”, relata. Essa obra traz uma reflexão essencial para o contexto atual, onde as identidades e relações sociais são constantemente desafiadas e negadas.

Acesse o livro clicando aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página