Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI anuncia nova oferta de vagas para graduação e especialização
Início do conteúdo da página

Curso Técnico e Tecnólogo: entenda a diferença

  • Publicado: Terça, 21 de Maio de 2024, 10h26
  • Última atualização em Terça, 21 de Maio de 2024, 10h26

reuni digital logo

Com oferta de 2 cursos tecnólogos, o CEAD/UFPI é referência de formação no cenário estadual nos cursos de Gestão de Dados e Energias Renováveis

Os cursos técnicos e tecnólogos formam profissionais qualificados para o mercado de trabalho nas mais diversas áreas de atuação, tendo em comum uma alta taxa de empregabilidade no mercado, principalmente em setores carentes de mão de obra qualificada; e se diferenciam na duração do curso, e no grau de escolaridade que os estudantes adquirem ao final.

Com duração média de dois anos, os cursos técnicos são ofertados em nível médio, com o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo, podendo ser cursados por alunos que ainda não concluíram o Ensino Médio. Esses cursos formam profissionais preparados para atender as demandas do mercado de trabalho que, ao terminar o curso técnico, estarão aptos a prestar concursos públicos de nível médio, ou também ingressar no ensino superior. 

Já com duração média de dois a quatro anos, ofertado em nível Superior, o também conhecido como curso superior de tecnologia, o Tecnólogo forma profissionais para o competitivo mercado de trabalho em menos tempo, em comparação ao curso de graduação tradicional. Ao concluir um tecnólogo, o profissional poderá prestar concursos públicos de nível Superior e cursar uma pós-graduação. O CEAD/UFPI oferta dois Cursos Tecnólogos, através de vagas pelo Programa de Expansão da EAD nas Universidades Federais – Reuni Digital, com ingresso por meio do SISU. Conheça um pouco sobre eles:

 

GESTÃO DE DADOS

O curso superior de tecnologia em Gestão de Dados é voltado para quem deseja aprender a trabalhar com a geração de informações por meio de dados e com a criação de infográficos, dashboards e relatórios que visem facilitar processos de tomada de decisão.

Com duração de três anos e na modalidade a distância, a oferta ocorre por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI). A grade curricular do curso contempla disciplinas de administração e tecnologia da informação, com viés no tratamento de análise de dados.

A ideia é a preparação de profissionais, com as competências analíticas através do uso de tecnologia, para fomento de informações e adequadamente balizadas para tomada de decisão dos gestores.

Em resumo, a Gestão de Dados é o trabalho que envolve o uso de informações para tomar decisões em uma empresa. A principal razão pela qual elas apostam na ideia é a necessidade de fazer escolhas com base em ideias confiáveis. Com o trabalho de um profissional da Gestão de Dados, é possível entender melhor os consumidores, criar campanhas bem-feitas e fazer a aprimoração os produtos.

Com a defasagem de profissionais qualificados na área, este vem a ser um mercado com bastante demanda e alta procura, como conta o Prof. Wener Sampaio, coordenador do Curso em Tecnologia de Gestão de Dados. “Com o déficit já existente, aliada a uma nova demanda desses profissionais, causada pela pandemia de COVID-19, aumentaram ainda mais a busca de profissionais nesse setor. Muitas empresas locais, nacionais e internacionais procuram alternativas para suprir a demanda, oferecendo treinamento, capacitações, preparando pessoal sem nenhuma experiência no preenchimento das lacunas no mercado. No CEAD/UFPI os egressos já saem preparados para atender diversas competências e, muitas vezes, já inseridos no mercado de trabalho”, afirma o coordenador.

 

ENERGIAS RENOVÁVEIS

O curso superior de tecnologia em Energias Renováveis capacita profissionais para compreender o processo de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica através das fontes de energia renováveis: Eólica, Solar, Hidráulica e outras fontes emergentes. E, dessa forma, realiza atividades de especificação, projeto, implantação, operação e manutenção de sistemas residenciais, comerciais e industriais que utilizem essas formas de energia.

Também com duração de três anos e na modalidade a distância, a oferta ocorre por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI). Tendo como principais disciplinas: Energia e meio ambiente; Circuitos elétricos; Energia Solar térmica; Energia Solar fotovoltaica; Energia Eólica; Máquinas elétricas; Reatores químicos; Geração, transmissão e distribuição de energia.

O principal objetivo do curso é graduar profissionais com formação de caráter específico voltados para a área de Energias Renováveis, com competências profissionais tecnológicas para projetar, instalar, operar e manter, além de propor inovação científica e tecnológica, compreensão dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes de suas atividades. Desenvolvendo estratégias e ações para otimizar o consumo de energia, destacando os benefícios e promovendo a adoção das práticas sustentáveis.

As perspectivas de crescimento para o mercado de trabalho nesta área são muito promissoras, como afirma a Engenheira Eletricista Danielle Cristinny Leite, docente e coordenadora do curso de Energias Renováveis. “Governos e empresas em todo o mundo estão investindo pesado em infraestrutura de energia limpa, criando oportunidades para profissionais em todas as fases da cadeia de valor. O mercado de trabalho para energias renováveis oferece uma ampla gama de oportunidades para profissionais especializados, com a promessa de um futuro sustentável e energeticamente eficiente”, finaliza a professora.

 

INCRIÇÃO NOS CURSOS TECNÓLOGOS DO CEAD/UFPI

Assim como nos demais cursos superiores ofertados pela UFPI, o ingresso nos Cursos Tecnólogos do CEAD/UFPI, ocorrem através de inscrição pelo SISU.

Ficou interessado em um dos nossos cursos? Fique atento nos processos seletivos e no nosso site/ redes sociais. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página