Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI anuncia nova oferta de vagas para graduação e especialização

Estudantes de Gestão de Dados ministram curso sobre plataforma de trabalhos acadêmicos

• Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 12h32
  • Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2023, 12h32

LaTeX 2

Os alunos da primeira e segunda turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Dados do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) ministraram um minicurso em LaTeX, sistema ou programa de marcação para a editoração de documentos de alta qualidade tipográfica, específico para a elaboração de textos científicos. A atividade aconteceu no dia 19 de agosto, no laboratório de informática do Centro de Tecnologia (CT/UFPI).

O objetivo do minicurso foi introduzir os conceitos básicos para a elaboração de documentos técnicos e científicos usando o LaTeX. Durante a ministração, os alunos demonstraram o sistema com a produção de templates para a elaboração de trabalhos acadêmicos (trabalhos de conclusão de curso, dissertações, artigos e teses). De acordo com o coordenador do curso de extensão, Prof. Francisco Imperes, os cursos de extensão são atividades que aproximam a academia da comunidade como também são parte integrante das missões da UFPI.

“Levando em consideração esses fatores, nós que integramos o CEAD/UFPI ficamos felizes em contribuir com essa aproximação e mais felizes ainda em constatar que nossos alunos e a comunidade têm abraçado essas iniciativas. O Minicurso de LaTeX para trabalhos acadêmicos utilizando a plataforma Overleaf é prova que continuaremos a oferecer cursos de qualidade à comunidade ao tempo que nossos alunos do Curso Superior em Gestão de Dados estarão pondo em prática os conhecimentos adquiridos durante o período de permanência no Centro”, comenta Imperes.

LaTeX 1

A escolha do tema a ser trabalhado foi decidida pelos estudantes da primeira turma do curso de Gestão de Dados por meio de votação sendo, esta, a segunda atividade de extensão que o curso oferece. Para Mateus Ribeiro, aluno da segunda turma, compreender e dominar a plataforma online Overleaf e formatar documentos usando recursos como figuras, tabelas, referências, citações e importações de bibliotecas são alguns dos propósitos em capacitar outros estudantes na utilização do sistema LaTeX.

“O curso foi uma ótima oportunidade de levar aos alunos aplicações práticas da linguagem LaTeX, muito utilizada no meio acadêmico. A metodologia Hands-On adotada foi excelente para melhorar o engajamento e aprendizado dos alunos participantes, que se mostraram interessados e muito satisfeitos com o curso”, finalizou Mateus.

O sistema LaTeX trata-se de um conjunto de macros ou marcações para o processador de textos TeX. A OverLeaf é uma ferramenta de edição de LaTeX online e, dentre os principais recursos desta ferramenta, estão a capacidade de colaborar com os membros de uma equipe em trabalhos técnicos ou acadêmicos em tempo real. Participaram das atividades alunos da UFPI, servidores e público em geral com interesse na produção acadêmica utilizando a plataforma Overleaf.