Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI anuncia nova oferta de vagas para graduação e especialização

Evento “Explorando destinos e culturas” reúne alunos e entusiastas do turismo piauiense

• Publicado: Terça, 11 de Junho de 2024, 11h20
  • Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2024, 11h20

Abertura do evento TurismoMesa de abertura, palestra e momento de degustação marcaram o evento

Na última sexta-feira (07), o curso de bacharelado em Turismo do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) realizou o evento “Explorando destinos e culturas”, no Auditório Maria Salomé Cabral, no CCE/UFPI. A atividade contou com a presença de alunos da graduação e de outros cursos, além da comunidade em geral.

O evento teve como foco principal a valorização do turismo local em confluência com as diferenças e/ou semelhanças com o turismo internacional, a partir da presença do turismólogo austríaco Uwe Hackl, convidado que dissertou sobre o tema “Conexão Europa: um tour por Viena”.

Para Uwe, o turismo piauiense tem um grande potencial de crescimento, embora não haja muito investimento relacionado a esse setor. “No Piauí, as pessoas fazem turismo com o coração aquecido. Nós vemos a vontade e o acolhimento. Em Viena, por exemplo, por ter um turismo massificado e de grande volume, a atividade acontece de forma distanciada dos indivíduos, nós não vemos a proximidade nem o entusiasmo do público. Então, esse é um diferencial, é algo que merece ser investido”, declarou.

Para além do curso de Turismo

Além de integrar os alunos do curso de Turismo presencialmente e através da transmissão online, o momento reuniu alunos de outros cursos, de organizações relacionadas ao turismo e da sociedade teresinense.

Uma das convidadas da mesa de abertura, Adriana Baptista, é a idealizadora da Equipe de Caçadores de Trilhas The, organização que reúne dezenas de apaixonados pelo Piauí em busca de explorar e se aventurar nas paisagens do estado. “Quando recebi esse convite me senti muito feliz e honrada. O meu grupo sempre está perto da natureza e sempre conversamos sobre a importância da preservação ambiental e de como isso está diretamente ligado à saúde do meio ambiente e de todos nós. Estar presente em eventos que dialogam sobre o turismo e as práticas que estão ligadas a ele é uma oportunidade de obter conhecimento. E isso é indispensável”, afirmou Adriana.

Sobre os alunos, a aluna do curso de Sistema de Informação da UFPI, Lavina Costa, já participou de diversos eventos do curso de Turismo e nos conta orgulhosa sobre suas experiências nessas atividades. “O curso de Turismo do CEAD/UFPI é um dos cursos que eu mais vejo realizar atividades de integração. Para além do conhecimento que adquirimos, podemos atuar como monitores, conseguir certificados e horas complementares”, declara.

Todas as palestras e diálogos foram acompanhados por intérpretes de Libras, que traduziram de forma ininterrupta todo o evento para o público presencial e online. Renan Lima, um dos intérpretes presentes, diz que a presença de profissionais de Libras em eventos como esse é sinônimo de democratização e facilidade para pessoas surdas aos locais de aprendizagem. “As pessoas surdas se sentem constantes estrangeiros no próprio país. A valorização da linguagem de sinais é uma necessidade urgente que deve começar a ser pautada dentro das próprias instituições. Fornecer a acessibilidade é um grande passo nessa problemática, e é algo que espero ver cada vez mais presente”, declarou.

Presentes no evento Turismo

O evento

Além da mesa de abertura, da palestra do austríaco e a presença do representante da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), o evento finalizou com um momento de degustação de pratos e bebidas tipicamente piauienses.

A paçoca e a cajuína reuniram os convidados em confraternização, mediados pelas turismólogas e gastrônomas Amanda Nobre e Amanda Soraya, que trouxeram curiosidades e informações sobre a culinária local, em um momento culturalmente enriquecedor.

“Estar nesse evento promovido pelo CEAD/UFPI me faz sentir realizada em estudar no curso de Turismo. Momentos como esse, que vão para além do conteúdo programático, reforçam os conhecimentos que adquirimos no curso e nos ensinam também muitas outras coisas, desenvolvendo as nossas habilidades”, agradeceu Aldemira Rodrigues- Aluna de Turismo, do Polo de Esperantina.

O evento encerrou-se com diversos aprendizados e trocas de conhecimentos entre o público presente, como afirma a Coordenadora do curso de Turismo, Prof.ª Regina Pacheco. “Os nossos eventos têm um cunho interdisciplinar. Fomentamos o turismo a partir de diversos temas e diversas atividades. Quanto mais eventos realizamos, mais contribuímos para a disseminação de conhecimento e da internacionalização da nossa universidade”, finalizou a coordenadora.