Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Representantes do CEAD/UFPI e CAPES realizam reunião para fortalecer estratégias educacionais
Início do conteúdo da página

Explorando as Raízes do Piauí: Conheça a história arqueológica e cultural do estado

  • Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2024, 12h20
  • Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2024, 13h14

cartilha desvendando lancamento

Uma jornada de descobertas sobre o patrimônio cultural do estado

O Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), em parceria com a Empresa Júnior Consultoria Acauã e Serviços Arqueológicos (CASAj), apresenta a cartilha "Desvendando Raízes - Uma Jornada Arqueológica pelas Histórias de Identidade do Piauí". Este material é resultado de um minicurso realizado em maio e visa tornar o conhecimento arqueológico mais acessível, além de despertar o interesse pelo rico patrimônio histórico do Piauí.

Motivados pela "chama" de divulgar a arqueologia do Piauí, os membros da CASAj reuniram nesta cartilha informações importantes sobre sítios arqueológicos, como o Parque Nacional da Serra da Capivara e o Parque Nacional das Confusões. A cartilha apresenta ainda o Sítio Arqueológico Ininga, localizado no campus do Centro de Ciências Agrárias da UFPI, um tesouro desconhecido por muitos.

"Acreditamos que, para preservar, é preciso primeiro conhecer e valorizar", explica Naira Corrêa, idealizadora da cartilha. Com linguagem simples e inclusiva, este material é direcionado ao público geral, incluindo crianças, jovens e idosos, para que todos possam entender a importância das raízes e como a história molda a identidade cultural do Piauí.

A cartilha está disponível gratuitamente em PDF no site da CAPES e representa um primeiro passo para promover a compreensão das práticas culturais e das histórias que formam a identidade do estado. Essa jornada arqueológica é um convite para todos que desejam se conectar mais profundamente com as origens e histórias do estado do Piauí. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página