Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI anuncia nova oferta de vagas para graduação e especialização

Inclusão Social: Educação a Distância abre portas para estudantes em diversas regiões

• Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2024, 12h31
  • Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2024, 10h05

Graduandos de cidades e estados diferentes têm a oportunidade de realizar um Ensino Superior com o CEAD/UFPI

A Educação a Distância (EAD) se ergue como um influente meio para a inclusão social. Ao derrubar barreiras físicas e socioeconômicas, o EAD oferece oportunidades educacionais a indivíduos que, por diversos motivos, não têm acesso ao ensino presencial tradicional. Essa modalidade de ensino é flexível e acessível, abre portas para o conhecimento e desenvolvimento profissional.

Para muitos, a distância é um obstáculo para o aprendizado, entretanto, o ensino a distância procura eliminar essa barreira, permitindo que as pessoas de qualquer lugar do país tenham acesso ao ensino de qualidade. Isso significa que as pessoas moradoras de áreas rurais, em regiões isoladas ou comunidades urbanas que antes eram privadas de oportunidades educacionais, agora podem se conectar ao conhecimento e ampliar seus horizontes.

As demandas e realidades individuais são reconhecidas pelo EAD, observando a diversidade e oferecendo flexibilidade para que cada aluno possa conciliar os estudos com suas outras atividades. O ensino a distância permite que o aprendizado se encaixe na rotina de cada um, reduzindo as restrições de horários fixos. Que é o caso da aluna do 4° período do Curso de Tecnologia em Energias renováveis, Eduarda Souza. “Eu sou de conciliar os estudos da graduação junto aos estudos para concurso, não é muito fácil em alguns momentos. No nosso curso, os professores têm seus horários de aula, gravam e disponibilizam a gravação e o material usado na aula. Então, no final, acabamos fazendo nosso próprio horário. Não precisando estar presente necessariamente no horário da aula. Alguns dos alunos do curso moram em estados diferentes e cada um tem sua própria rotina de estudos graças a modalidade ead”, declara a aluna do 4º período.

O Ensino a distância não é apenas uma alternativa ao ensino presencial, mas sim, uma ferramenta poderosa para a inclusão social e a construção de uma sociedade mais justa. Ao derrubar barreiras e oferecer flexibilidade e promover a diversidade, o EAD abre portas para o conhecimento e o desenvolvimento profissional, transformando vidas e construindo um futuro para todos.

Aluna do curso de Adm Ingled Lopes

Aluna do curso de Adm, Ingred Lopes

A aluna do curso de Administração Pública, Ingred Bida Lopes, que está no seu último ano de curso, comenta sua decisão por optar o EAD. “Eu optei pelo ensino a distância devido à minha deficiência. Sendo tetraplégica, o EAD proporcionou a flexibilidade e acessibilidade necessárias para eu poder continuar meus estudos de forma mais confortável e eficiente, sem enfrentar as barreiras físicas que podem estar presentes no ensino presencial’’, explica Ingred.

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) promove a acessibilidade tanto em termos de custos quanto de recursos tecnológicos. Com Plataformas online, materiais didáticos digitais e ferramentas de comunicação que facilitam o acesso ao conteúdo educacional. Além disso, o CEAD/UFPI vem se adaptando cada vez mais às necessidades de alunos com deficiências, oferecendo recursos e acessibilidade que garantem a inclusão e a participação de todos no processo de ensino e aprendizagem.

O videomaker do Setor de Comunicação do CEAD/UFPI, Weverson de Oliveira acrescenta as possibilidades trazidas com a questão da acessibilidade no vídeo, por exemplo. “Na questão de vídeos, disponibilizamos legendas, além dos intérpretes de libras. Nas videoaulas, os professores iniciam fazendo sua autodescrição. O curso de Pós-graduação de Atendimento Educacional Especializado (AEE) desde o início já tem por padrão intérpretes de libras”, finaliza.

Equipe de transmissao

Equipe de transmissão do CEAD/UFPI