Internacional: Pesquisadores do CEAD/UFPI estão em Ranking de Influência internacional
Pesquisadores da UFPI despontam no ad scientific index 2024, destacando os melhores cientistas em diversas áreas do conhecimento
Pesquisadores do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) conquistaram reconhecimento no cenário científico internacional. Eles figuram no AD Scientific Index 2024, renomado ranking que avalia a produtividade e o impacto da pesquisa científica.
São 28 docentes incluídos no ranking, representando um feito notável para a comunidade acadêmica do campus. Essa conquista evidencia o nível da pesquisa desenvolvida por professores da UFPI e do CEAD/UFPI em diferentes áreas do conhecimento. Os docentes premiados atuam nos cursos de Bacharelado em Enfermagem, Sistemas de Informação, Licenciatura em Ciências Biológicas, e Ciências da Natureza comprovando a excelência em diversas áreas.
A coordenadora adjunta do curso de especialização de Educação e Saúde Integral do CEAD/UFPI, Prof.ª Dr.ª Juliana Severo, graduada em Nutrição e Mestre/Doutora em Alimentos e Nutrição, acredita que a conquista em um ranking de influência internacional é um reflexo do comprometimento dos pesquisadores e da qualidade do trabalho desenvolvido na instituição. “Isso nos mostra o quanto a pesquisa realizada na UFPI tem relevância e potencial para contribuir com o conhecimento científico de excelência. Essa conquista desempenha um papel significativo na ampliação da visibilidade tanto da UFPI quanto da região de Teresina no cenário científico internacional. Esse reconhecimento eleva o prestígio da Universidade e coloca a capital do Piauí no mapa como um polo de excelência em pesquisa e produção científica. A visibilidade internacional não apenas atrai a atenção de outros pesquisadores e instituições ao trabalho realizado na UFPI, mas também abre portas para colaborações, parcerias e oportunidades de financiamento em níveis globais. Além disso, ao destacar o potencial acadêmico da região, essa conquista pode contribuir para atrair investimentos em pesquisa e desenvolvimento, promovendo o crescimento socioeconômico local’’, declara.
Professora Juliana Severo no Con Gluten Free Brasil (2022), em São Paulo
O Prof. Dr. Leonardo Torres, graduado em Educação Física, Doutor em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade do São Paulo e Mestre em Nutrição Humana Aplicada na FCF-USP, além de coordenador do curso de especialização de Educação e Saúde integral, comenta sobre o ranking internacional. “É fantástico, porque uma vez que a gente, como cientista, ao produzir um trabalho, esse trabalho começa a ter validade no sentido de influência científica, a medida em que as pessoas utilizam o nosso trabalho. Quando você publica, não podemos considerar o fim, e é isso que é o mais legal, porque a gente tem a etapa da pós-publicação, que é o reconhecimento da comunidade científica em aceitar nossas hipóteses, na qual nossas respostas são validadas por essa comunidade científica mundial’’, comenta.
Torres também apresenta as estratégias que podem impulsionar a posição dos pesquisadores nos próximos anos. ’’O pesquisador deve implementar para melhorar sua posição no ranking, quanto melhor se publica, mais citado seu trabalho é, mais reconhecimento científico. E hoje não é somente um reconhecimento de citação, tem várias métricas de aspecto social’’.
O único país do mundo que tem QUALIS é o Brasil. Então, internamente é uma medida usada para os cientistas brasileiros. No entanto, quando essas revistas são de alto prestígio científico, alto impacto, são as mais citadas nacionalmente, porque as citações melhoram o seu impacto a partir do número de publicações e de citações que tem. Então, quando você melhora o fator de impacto, por exemplo, que é uma das medidas, você tende a melhorar o número de citações do seu trabalho e, consequentemente, você tem uma melhora com esse posicionamento desses rankings’’, finaliza.
Professor Leonardo Torres, University of Western Cape Town (2016), em Cape Town, África do Sul
Sobre a AD Scientific Index
O AD Scientific Index é um sistema de classificação que avalia a produção científica de pesquisadores individualmente. Ele considera a qualidade e o impacto dos trabalhos publicados, usando principalmente dados do Google Acadêmico, promovendo o reconhecimento do talento e da excelência na pesquisa. O AD Scientific Index, elaborado pela Latin America Top 10.000 Scientists, se destaca como um ranking internacional que mapeia os cientistas mais produtivos e influentes do mundo.
Atuação da AD Scientific Index
-Visão geral da pesquisa na América Latina: O ranking fornece um panorama da pesquisa científica na região, identificando os principais centros de pesquisa e áreas de destaque.
-Reconhecimento individual: Cientistas que se destacam por sua produção científica de alto impacto são reconhecidos e valorizados internacionalmente.
Para saber mais:
Acesse o site oficial do AD Scientific Index: https://www.adscientificindex.com/
Redes Sociais