Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI anuncia nova oferta de vagas para graduação e especialização

Núcleo de línguas do CEAD/UFPI desenvolve material didático

• Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 12h25
  • Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 12h25

Capa material Libras Ninfil

Libras, inglês e espanhol ofertam apostilas especializadas aos estudantes matriculados no NINFIL

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), juntamente ao Núcleo Interdisciplinar de Formação e Integração Linguístico-Cultural do CEAD/UFPI (NINFIL), desenvolve materiais didáticos com o apoio de profissionais especializados nas três línguas estrangeiras: letras espanhol, letras inglês e Libras.

O NINFIL do CEAD/UFPI oferece, atualmente, cursos na modalidade a distância, com o objetivo de colaborar para que os alunos se tornem proficientes nessas línguas. A coordenadora do Núcleo, Prof.ª Leila Alexandre, pontua que esse processo será feito mediante algum dispositivo eletrônico, como computadores, tablets e celulares. E, por essa razão, os materiais desenvolvidos estão adequados para essa experiência.

“Desde o início do funcionamento do Núcleo, essa especificidade norteou o desenvolvimento do nosso conteúdo, o que desembocou na produção dos nossos próprios materiais didáticos, que são elaborados por coordenadores, tutores e monitores de cada curso em parceria com a equipe de comunicação do CEAD.  Ao desenvolvermos nosso próprio material didático, podemos ainda aperfeiçoá-lo constantemente, atentando para as próprias necessidades dos cursos. Por isso, o conteúdo precisa ser adequado para o manuseio nos diferentes dispositivos, dinâmico, interativo e, de fato, complementar com qualidade o conteúdo desenvolvido durante as aulas síncronas”, enfatizou Leila.

Ninfil espanhol

A coordenadora do curso de espanhol, Prof.ª Margareth Torres, comenta a importância de desenvolver materiais interativos, nos quais os alunos têm prazer em estudar tendo como guia os livros produzidos pelo setor. Torres também menciona o diferencial do material de língua espanhola.

“De fato, os livros vêm para fazer cada aluno aprender a língua espanhola com tranquilidade, com entusiasmo, com vontade de sair dali falando, escrevendo, entendendo e escutando o idioma que eles estão aprendendo. O diferencial dele é o trabalhar as cinco habilidades gramaticais de conversação, leitura, escrita, escuta e fala, sendo a principal a conversação. Assim, o aprendiz é o autor de sua própria aprendizagem. A pessoa que trabalha com esse material vai construindo seu conhecimento”, explicou Torres.

Ninfil Libras

Segundo a coordenadora do curso de Libras, Prof.ª Geisymeire do Nascimento, o material produzido para o curso de conversação em libras foi pensado para o perfil de um aluno que, após o cumprimento da carga horária, esteja habilitado já para estabelecer uma comunicação cotidiana com surdos em vários contextos sociais. Sendo a apostila dedicada à sinalização e promoção da segurança do aluno em interagir por meio das Libras.

“Como nosso foco é a sinalização, é fazer com que o aluno perca o medo de interagir com o surdo e que possa sinalizar com segurança, nós pensamos em um material que engloba várias mídias e vários tipos de textos, de gêneros textuais.  Então, o nosso material tem o conteúdo escrito em língua portuguesa, o conteúdo sinalizado em libras e estamos utilizando várias mídias, por exemplo, com o uso de QR codes, de links para ter acesso aos vídeos em Libras que são gravados, para que o aluno possa treinar com segurança. O material foi bem pensado, feito com muito amor, com muito carinho, específico para o público do NINFIL, com uma equipe maravilhosa, pessoas muito habilitadas para trabalhar com edição e com produção de material didático”, completou a coordenadora de Libras.

Ninfil Inglês

O professor e coordenador do curso de Inglês, Prof. Alyson de Almeida ressalta a qualidade das produções destinadas ao ensino dos alunos matriculados, a fim de que se desenvolva a independência do estudante durante o processo.

“O nosso material didático tem como ponto forte o fato de ser um elemento de apoio às atividades que acontecem no ambiente de avaliação. O AVA do CEAD leva a fazer exercícios que vão desenvolver a fala, a escrita e a compreensão também. Então, eu acredito que um grande diferencial desse material didático é convidar os estudantes para explorar outras fontes de conhecimento que vão fazendo esse processo de aglutinação do conhecimento. Resumindo, nós temos o material didático autoral que possibilita o desenvolvimento das habilidades a partir dele, sendo também um motivador de procura de novos conhecimentos em outras fontes”, finaliza Alyson de Almeida.

Para mais informações sobre o Núcleo, os interessados podem clicar aqui