Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI anuncia nova oferta de vagas para graduação e especialização

Núcleo Linguístico-Cultural do CEAD/UFPI promove integração e diversidade

• Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 14h48
  • Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 14h48

Ninfil equipe

O projeto tem como objetivo fornecer cursos de língua portuguesa para estrangeiros, inglês, Libras e espanhol para toda a comunidade

O Núcleo Interdisciplinar de Formação e Integração Linguístico-Cultural (NINFIL) do CEAD/UFPI é um projeto de extensão que surgiu em janeiro de 2023 com o objetivo de promover diversidade, integração e inclusão social dentro da universidade. Uma equipe de trabalho atua para fornecer cursos em áreas como inglês, espanhol, português para estrangeiro e Libras.

A coordenadora do curso, Prof.ª Valdeny Aragão, destaca que o projeto atinge positivamente diversos públicos, como estudantes em situação de vulnerabilidade social, imigrantes, pessoas privadas de liberdade, estudantes de escola pública e outros. Atualmente o núcleo conta com dois módulos de ensino, com cursos de inglês, espanhol, língua portuguesa para estrangeiros e libras.

“O recente projeto surgiu a partir da necessidade de integração de estudantes de graduação do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), que demandavam, sobretudo, aprofundamento na área do inglês. Para solucionar essa necessidade linguística, uma equipe foi formada com professores do CCHL/UFPI que lecionava inglês, língua portuguesa, Libras e espanhol”, explicou a coordenadora.

Ainda segundo Valdeny, o processo seletivo dos alunos, que acontece ainda no segundo semestre de 2023, será brevemente anunciado pela UFPI.  Atualmente o projeto conta com a coordenadora Prof.ª Valdeny Costa de Aragão, com o coordenador adjunto Prof. Alyson Luiz Santos de Almeida, além dos coordenadores dos cursos de língua portuguesa para estrangeiros, inglês, Libras, espanhol: Prof. Allan de Andrade Linhares, Prof. Alyson Luiz Santos de Almeida, Prof.ª Geisymeire Pereira do Nascimento e Prof.ª Margareth Torres Alencar Costa, respectivamente.

O apoio administrativo fica sob a jurisprudência da assessora Prof.ª Thânya dos Santos Araújo e do Apoio Administrativo, Maria de Fátima Soares de Matos Leite.