Outubro Rosa: A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
O Outubro Rosa é uma campanha iniciada na década de 90 e conhecida por divulgar e promover o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento passou a englobar, mais recentemente, a conscientização sobre o câncer de colo de útero, oferecendo maior disponibilidade de serviços de diagnósticos e contribuindo para a redução da mortalidade feminina.
Conhecido como um dos tipos de câncer mais frequentes entre as mulheres brasileiras, o câncer de mama tem ocorrência estimada, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), de mais de 73 mil casos até o final de 2023. Ainda de acordo com a instituição, os dados registram uma taxa de incidência aproximada de 42 casos a cada 100 mil pessoas.
Segundo o Departamento de Informática do SUS (DATASUS), 38% dos diagnósticos só ocorrem em fases avançadas da doença, o que reforça a importância do diagnóstico precoce para maior chances de recuperação da doença.
A recomendação do INCA é que toda mulher a partir dos 40 anos procure um centro ou posto de saúde para a realização anual da mamografia, mesmo sem a presença de sintomas. A partir dos 50 anos, é aconselhada a realização do exame duas vezes por ano. Um dos sintomas mais conhecidos da doença é a sensação de um caroço na mama que pode, ou não, ser acompanhado de dor, além da presença de caroços embaixo dos braços.
Outros métodos de prevenção contra a doença é a promoção de hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada e manutenção de exercícios físicos regulares, além de evitar hábitos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas.
Participe divulgando a campanha e ajude a salvar vidas!
Saiba mais:
https://femama.org.br/site/outubro-rosa-2023/
https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-prevencao-e-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama/
Redes Sociais