Pós-Graduação: CEAD/UFPI realiza II Seminário de avaliação dos cursos de Especialização
Encontro aconteceu no dia 08/08, em dois turnos
Na última quinta-feira (08), o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) realizou o II Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Especialização (II SAACES). O encontro aconteceu no auditório do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPI (PPGQ/UFPI) e contou com os coordenadores dos cursos de pós-graduação nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
A diretora do CEAD/UFPI, Profª. Lívia Nery, explica a importância das avaliações e o objetivo dos seminários junto aos coordenadores e gestão do Centro. "O nosso seminário tem como objetivo acompanhar e avaliar os nossos cursos de pós-graduação lato sensu, desenvolvidos ao longo do ano de 2023/2024, no Centro de Educação Aberta e a Distância. Além disso, nosso objetivo com esta atividade é levar toda essa avaliação ao Ministério da Educação, em especial à Secretaria de Educação Básica, para pensarmos as novas ofertas, as novas participações do CEAD, dos programas e nas políticas de formação de professores junto às Secretarias de Educação, no âmbito estadual e municipal", pontuou.
Diretora do CEAD/UFPI, Profª Lívia Nery
O coordenador Institucional dos Cursos de Especialização do CEAD/UFPI, Prof. Welter Cantanhêde, detalhou como acontece o evento e quais etapas desenvolvidas durante as avaliações com os coordenadores. "Estamos realizando o segundo SAACES dividido por áreas de conhecimento como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e também transversal. Todos os coordenadores alimentam um template com dados qualitativos e quantitativos que nos ajudam a entender todo o funcionamento desses cursos, para, futuramente, podermos abrir novos cursos com ainda melhor qualidade", ressaltou.
Coordenador Institucional dos Cursos de Especialização do CEAD/UFPI, Prof. Welter Cantanhêde
Para a coordenadora da Especialização em Ensino de Química e suas Tecnologias, Profª Josy Furtini, os seminários são importantes para integrar e avaliar o desenvolvimento durante a oferta do curso. "Este é um momento importante para a gente avaliar o que está sendo feito, como também as novas propostas para o que vai ser trazido nessas novas especializações. Aqui podemos ter um momento de discussão, o que nos proporciona o fortalecimento das especializações", comentou.
A Profª Núbia Canejo, coordenadora do Curso de Especialização em Artes Integradas e a BNCC, comenta sobre a experiência de participar dos seminários, ressaltando os aspectos que beneficiam a participação dos docentes e gestores. "Esse seminário é muito importante por dois motivos: primeiro porque conseguimos trazer um panorama dos resultados da especialização que a gente desenvolveu. E isso nos leva a refletir sobre a nossa trajetória, identificar os pontos que precisam ser melhorados e pensar em replicar aqueles pontos que deram certo. E o segundo motivo, essa partilha de informações das outras especializações também nos estimulam a pensar em melhorias para futuras turmas", contou.
Coordenador da Especialização em Ensino de Mecânica e Formação para o Trabalho no Ensino Médio, Prof. Bruno Leitão
Segundo a Prof.ª Carla Andréa, coordenadora do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), foi possível fazer um balanço entre o momento do início e do encerramento do curso, observando as potencialidades e possibilidades. "Estou muito feliz de participar, porque eu vejo a evolução da minha vivência como coordenadora aqui no CEAD. Eu pude conhecer os outros cursos que estavam sendo ofertados naquela época e, agora, eu avalio essa caminhada. Então, depois de um ano, eu consigo perceber muito mais do que antes o alcance de um curso com a envergadura que tem o AEE. Eu tenho aprendido muitas coisas e convido vocês a conhecerem os cursos do CEAD, a acompanharem as possibilidades de oferta que existem", finalizou.
Coordenadora do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), Prof.ª Carla Andréa
Redes Sociais