Página inicial > Últimas Notícias > CEAD/UFPI anuncia nova oferta de vagas para graduação e especialização

Representantes CAPES visitam CEAD/UFPI

• Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 11h57
  • Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 12h00

Reunião 1

Centro integra projeto-piloto de novo sistema; SisUAB tem previsão para lançamento em março/24

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) recebeu, nos dias 5 e 6 de dezembro, a visita de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dentre as pautas abordadas nas reuniões, a CAPES apresentou uma nova ferramenta para atualizar o sistema de gestão, o SisUAB, sendo a Universidade Federal do Piauí (UFPI) uma das instituições pioneiras na implantação desse sistema.

A diretora do CEAD/UFPI, Prof.ª Lívia Nery, comenta que a presença dos agentes da CAPES traz novidades para a comunidade acadêmica no ano de 2024

“Os amigos que estiveram conosco trataram sobre o acompanhamento e monitoramento dos programas que nós temos aqui na Universidade Aberta do Brasil (UAB). São agentes que trabalham nos programas, nos projetos, e eles informaram a alteração de uma das plataformas de acompanhamento e uma nova metodologia do preenchimento do Sistema. Para além disso, também vieram apresentar questões relativas ao edital e a oferta de novos cursos, já antecipando que haverá uma grande demanda para cursos de formação em 2024”, explicou.

Reunião 2

"Com dados coletados no SisUAB, poderemos recuperar alunos, retornando aos cursos, e a gente conseguir formar mais alunos”, afirma Luiz Lira

O coordenador-geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância da Diretoria da Educação a Distância da CAPES, Luiz Lira, abordou sobre a demanda para o desenvolvimento do SisUAB.

“A plataforma tem relação direta com o novo setor que foi criado na Diretoria, que é o acompanhamento e monitoramento, uma das ações que, inclusive, foi demandada pelo Tribunal de Contas da União no ano de 2017. Então, finalizamos criando o novo setor de acompanhamento e monitoramento da Universidade Aberta do Brasil, com isso da necessidade da atualização do sistema de gestão, que é o SISUAB”, pontuou.

Lira também ressalta os benefícios que a plataforma oferecerá para os gestores da Coordenação, para docentes e discentes dos polos.

“É importante compreender o número de alunos que estão matriculados, os que já estão formados no Sistema, bem como aqueles que estão numa condição não confluente. Tendo essas informações, poderemos tomar algumas medidas acadêmicas, juntamente com as instituições envolvidas no sentido de regularizar e também criar um mecanismo da reoferta de cursos e de disciplinas. Assim, com esses dados, poderemos recuperar alunos do Sistema da metodologia à distância, para que eles possam retornar aos cursos e a gente conseguir formar mais alunos”, detalhou o coordenador-geral.

Reunião 4

Coordenadores de curso e de tutoria estiverem presentes na reunião, tirando dúvidas e apresentando demandas.

Para o coordenador de Programas, Cursos e Monitoramento EAD da CAPES, Carlos Estevão Rezende, as informações que serão coletadas na plataforma objetivam refletir no fomento e melhoria do próprio Sistema UAB.

“É importante que haja essa comunicação com os coordenadores de cursos para estarem cientes da responsabilidade de atualizarem o curso, de forma conjunta. Essa contínua atualização vai dar também fôlego para as coordenações UAB, a fim de podermos trabalhar em projetos de acompanhamento in loco, de repente, das instituições. Também com um plugin a ser ofertado virá a questão dos painéis de gestão. Aqui, os coordenadores de cursos, coordenadores de tutoria e coordenadores UAB vão ter uma nova ferramenta de gestão nesse projeto-piloto, que poderá acompanhar todos os dados da instituição do Sistema UAB. Por fim, é válido frisar que a CAPES vai acompanhar muito de perto essa questão, porque através desses dados a serem coletados, faremos as análises de evasão, análise de recursos financeiros e distribuição de bolsas. Por isso, a necessidade de atualização dos dados corretamente no SisUAB”, finalizou.

Reunião 3

Da esquerda para a direita: coordenador de Programas, Cursos e Monitoramento EAD da CAPES, Carlos Estevão Rezende; coordenador-geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância da Diretoria da Educação a Distância da CAPES, Luiz Lira; coordenadora adjunta do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), Liana Cardoso; coordenador do curso de licenciatura em História do CEAD/UFPI, Prof. Francisco Nascimento