Página inicial > Últimas Notícias > VESTIBULAR:  Mais de 4 mil vagas para o CEAD/UFPI são anunciadas em edital

VESTIBULAR:  Mais de 4 mil vagas para o CEAD/UFPI são anunciadas em edital

• Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2024, 17h06
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2024, 13h18

vestibular final 1920 x 1080px

COPESE divulgou processo seletivo com inscrições abertas até 16 de outubro; Provas acontecem em 17 de novembro

O Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), por meio da Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), divulga o edital do Processo Seletivo para preenchimento de 4.350 vagas em 17 cursos de graduação na modalidade Educação a Distância. Os cursos são distribuídos em 46 polos por todo o Piauí.

De acordo com o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, a educação a distância promove a democratização do acesso ao ensino superior público e de qualidade. "Os polos atendidos pelo CEAD estão localizados em regiões afastadas dos grandes centros urbanos, como Teresina, Floriano, Picos e outras cidades. Nessas localidades, que não possuem universidades ou faculdades, o ensino a distância se apresenta como uma oportunidade transformadora, oferecendo formação superior e impactando vidas", ressaltou.

As vagas serão ofertadas em 13 cursos de Licenciatura (Ciências Agrárias/Agroecologia, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática, Pedagogia e Química); dois cursos de Bacharelado (Administração e Administração Pública); e dois cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogo em Energias Renováveis e Tecnólogo em Gestão de Dados).

Segundo a diretora do CEAD/UFPI, Prof.ª Dr.ª Lívia Nery, o número expressivo de vagas é um reflexo das demandas de cada polo e comunidades. “O ensino a distância contribui para o desenvolvimento local das comunidades mais afastadas e também das menos privilegiadas. E, essa oferta é uma demanda das comunidades, observando as necessidades locais, sendo uma ótima oportunidade para a formação e desenvolvimento da região”, pontua a diretora.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, conta que no ano de 2024, o investimento realizado pela Secretaria alcança mais de R$ 500 mil reais, voltados à manutenção dos polos de educação a distância. "Esse lançamento é um passo importante para expandir o acesso à educação superior em nosso estado. Com as novas vagas, teremos a oportunidade de atender um número ainda maior de estudantes que buscam qualificação e desenvolvimento profissional", destacou.

As inscrições para o vestibular podem ser feitas por meio do site da COPESE/UFPI, a partir do dia 19 de setembro e seguem até o dia 16 de outubro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 para candidatos que optarem pelas vagas destinadas a professores, agentes públicos e para candidatos que escolherem pelas vagas destinadas à ampla concorrência. E para candidatos que optarem pelo sistema de reserva de vagas o valor do pagamento é  de R$ 30,00. As provas (questões objetivas e redação) serão realizadas no dia 17 de novembro.

Confira o edital e página de inscrição