Página inicial > Últimas Notícias > SaLiPi 2023: Professora do curso de Letras Inglês do CEAD/UFPI lança livro

4.350 vagas: CEAD/UFPI faz o lançamento do Vestibular 2025.1

• Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2024, 15h11
  • Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 11h11

Lancamento Edital 4 mil vagas 1

Participaram do evento o secretário da SEDUC e superintendentes, além de professores e coordenadores de polo

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), realizou na quinta-feira (19) o lançamento do edital do processo seletivo para o preenchimento de 4.350 vagas para cursos de bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia. Ao todo, são 17 cursos divididos em 46 polos em todo o estado do Piauí.

O reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes, pontuou a atuação da instituição, em parceria com a SEDUC/PI, para a promoção da educação e desenvolvimento social em todo o estado. “Todos os polos são de responsabilidade da SEDUC, que é a grande parceira no desenvolvimento dessas atividades. E a Universidade Federal do Piauí, através do CEAD, se faz presente para atuar fortemente naquilo que diz respeito à democratização do ensino superior para as mais diversas cidades. É um momento de glória, de festa, como também de arregaçar as mangas, voltando a trabalhar para sermos a Universidade que sempre fomos em nível nacional na modalidade de Educação a Distância. Queremos união, determinação e qualidade”, pontuou.

Lancamento edital 2025.1 1

Diretora do CEAD/UFPI, Prof.ª Lívia Nery; Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes; Secretário da SEDUC/PI, Washington Bandeira

A  diretora do CEAD/UFPI, Prof.ª Lívia Nery, ressalta o empenho das coordenações junto com professores no desenvolvimento das atividades. Nery também ratifica ações de destaque nacional proporcionadas no âmbito do Centro. “A todos que participaram deste momento, o nosso agradecimento pelo trabalho e empenho nessa proposta. O Centro de Educação Aberta e a Distância nos últimos anos tem adotado para si a postura de trazer as políticas nacionais que visam a atender o plano nacional de educação, por isso estamos envolvidos. Cito um projeto muito especial, hoje aqui representado pela professora Roberta e pela professora Carla Andrea, que é a formação de professores em Atendimento Educacional Especializado (AEE). E, para 2025, a Universidade Federal do Piauí, no âmbito do Centro de Educação Aberta e a Distância, será o piloto no Brasil. O nosso vestibular acontecerá no dia 17 de novembro e contamos com a participação de todos aqueles que querem fazer parte desse conjunto da Universidade Federal do Piauí, garantindo o desenvolvimento do nosso estado”, convidou Lívia.

AEE 1

Coord. AEE, Profª Carla Andrea; Diretora do CEAD/UFPI, Prof.ª Lívia Nery; Coord. PRIL/Floriano, Prof.ª Roberta Gomes

O secretário de Estado da Educação do Piauí (SEDUC/PI), Washington Bandeira, celebra a parceria com a UFPI no processo de fortalecimento da inclusão de estudantes no ensino superior, além da representatividade piauiense a nível nacional. “Momento muito especial, histórico, pois estamos lançando mais de 4 mil vagas, uma série de cursos de graduação conectados com o mundo do trabalho. E a gente está muito feliz, muito honrado enquanto Governo do Estado do Piauí, enquanto Secretaria de Educação do Piauí, em estarmos juntos com a UFPI, irmanados para fortalecer a inclusão universitária no nosso estado, com qualidade através da Educação Aberta e a Distância. O Piauí já é um destaque em oportunizar ensino superior para os piauienses e, com esse vestibular, com essas novas vagas, vamos fortalecer esse movimento ainda mais”, explicou o secretário.

Coordenadores de Polo CEAD UFPI

Coordenadores de Polo CEAD/UFPI

A superintendente de Ensino Superior (SUPES) da SEDUC/PI, Viviane Carvalhedo, comenta do reconhecimento do esforço do piauiense quanto ao ensino, destacando o estado como líder no nordeste no que se refere ao ensino médio. “O Piauí é um estado que se destaca no ensino médio, com a melhor educação do Nordeste e o quarto melhor ensino médio do país. Agora, sai na frente com mais oportunidade para o povo piauiense. O recado que o Piauí dá, que a Universidade Federal do Piauí dá, é de que tem muita oportunidade para o piauiense e tem muita educação superior para todas as pessoas do nosso estado. Vamos juntos”, comentou a superintendente.

Coordenadores de curso CEADUFPI

Coordenadores de curso CEAD/UFPI

O coordenador do curso de Letras/Português, Prof. José Vanderley Carneiro, reforça a identidade do CEAD/UFPI no estado, oportunizando a interiorização do ensino superior e de qualidade pelo Piauí. “É um edital que tem uma significação extremamente importante para o estado do Piauí, porque dá a oportunidade de mais alunos dos vários interiores e municípios do estado a poder cursar o seu curso superior. E outra importância que eu penso é exatamente a continuidade dos cursos da EAD aqui no estado. Vamos participar desse edital”, finalizou.

Além dos citados, também participaram do evento coordenadores de polo, professores da graduação e pós-graduação, servidores, colaboradores e alunos dos cursos CEAD/UFPI. O evento aconteceu no salão nobre da reitoria.

Confira o edital clicando aqui.