Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias
Início do conteúdo da página

Agosto Lilás: mês de conscientização e combate à violência contra a mulher Educar para Combater, Ouvir para Acolher e Agir para Transformar

  • Publicado: Quarta, 06 de Agosto de 2025, 11h19
  • Última atualização em Quarta, 06 de Agosto de 2025, 11h19

O Centro de Ensino a Distância da UFPI – CEAD/UFPI intensifica neste mês de agosto as ações de conscientização e combate à violência contra a mulher.  O mês foi escolhido por ser aniversário da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), marco legal no enfrentamento da violência contra as mulheres. A campanha visa sensibilizar a sociedade sobre as diversas formas de violência - física, psicológica, sexual, moral e patrimonial - e promover ações de conscientização e de esclarecimento.

“No CEAD/UFPI, abraçamos a Campanha Agosto Lilás, e em 2025, o primeiro passo é educar. Educar para combater, ouvir para acolher e, nessa acolhida, desejamos que todas as mulheres encontrem força e coragem para combater as violências que as cercam. Não compactue, junte-se a nós nessa campanha tão importante”, afirmou a vice-diretora do CEAD/UFPI, Lívia Fernanda Nery.

Palestra Agosto Lilas Feed 1 2

Entre as ações de conscientização, a especialista em Psicologia da Educação, Danubya Oliveira, realizará a palestra: “Violência e assédio no ambiente acadêmico, no dia 08/08, às 09h, no Anexo CEAD/UFPI, voltada aos colaboradores do Centro.   

Dados atualizados do Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher, revelam que apenas no primeiro semestre de 2024 já foram registradas mais de 65 mil denúncias de violência doméstica em todo o país. Os números mostram que aproximadamente 75% dos casos envolvem violência física ou psicológica, enquanto cerca de 25% das vítimas efetivamente registram ocorrência policial - índice que preocupa especialistas.

Confira o Folder da Campanha

registrado em:
Fim do conteúdo da página