Polo de Simões realiza evento sobre Educação Ambiental

em 2013-08-27 15:56:00


No último final de semana (23, 24) o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Simões (PI) realizou o projeto “Interdisciplinaridade na Educação Ambiental: coleta seletiva do lixo”, uma iniciativa das coordenações dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Administração, modalidade EaD, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piaui (UFPI). A abertura do evento contou com a participação de mais de 150 pessoas.

Leia também:

Alunos de Sistemas de Informação têm atividades complementares neste sábado (31/08) 

Polo UAB de Jaicós realizou ciclo de Palestras

 

Estudantes acompanham atentamente a abertura do evento

No primeiro dia das atividades, sexta-feira (23), os participantes foram recebidos com as palavras de boas-vindas da Coordenadora do polo de Simões (PI), a Profª Esp. Maria do Socorro Bento Reis Carvalho, e tiveram a palestra da Profª Drª Maria da Conceição Prado de Oliveira, Coordenadora do curso de Biologia (CEAD/UFPI), que abordou sobre “A sustentabilidade nas escolas e empresas”.

Profª Maria da Conceição Prado de Oliveira 

Na sequência, os alunos de Ciências Biológicas e Administração, cursos ofertados no Polo da UAB de Simões pelo CEAD/UFPI, participaram de forma integrada de duas oficinas envolvendo as temáticas “coleta seletiva do lixo nas cidades do Alto Médio Canindé Piauiense” e “gestão ambiental”, respectivamente.

 

 Estudantes de Curral Novo e Caridade do Piauí durante demonstrações

O evento sobre Educação Ambiental continuou no sábado (24) pela manhã com mais duas oficinas, compostas de forma mista por alunos dos dois cursos, das cidades vizinhas de Curral Novo e Caridade do Piauí. Os alunos de Curral Novo se apresentaram na forma de uma dramatização, que emocionou os participantes, e representou um momento de muita criatividade e de conscientização. Em seguida, tiveram uma palestra intitulada “Gestão empreendedora para o desenvolvimento sustentável” proferida pelo Prof. Dr. Francisco Francielle Pinheiro dos Santos, Coordenador de Tutoria do curso de Administração EaD.

Prof. Dr. Francisco Francielle Pinheiro dos Santos

Na parte da tarde, foi apresentada a palestra de encerramento: “Educação ambiental” proferida pelo Prof. MSc. Cledinaldo Borges Leal, professor do curso de Biologia EaD. 

Prof. MSc. Cledinaldo Borges Leal

Oficinas do evento
As oficinas apresentadas pelos alunos incluíram exposições das atividades de limpeza de ambientes naturais de seus municípios que já se encontravam completamente degradados com a presença de lixo.

Alunos de Curral Novo que estudam no Polo de Simões

Importância da Universidade
Alguns dos alunos que desenvolveram suas atividades nos últimos 30 dias que antecederam o evento, relataram que adquiriram uma nova visão sobre como a comunidade vê a universidade. Yolga Rodrigues dos Santos, estudante do Polo de Simões, relatou que os dias de atividades foram especiais e contribuiu para sua formação. “Hoje foi um dia mais que especial, aprendi bastante, a gente só tem a agradecer às coordenações pelo apoio e a confiança, do fundo do coração, muito obrigada pela oportunidade e por ter despertado em cada um de nós as consequências desse problema que está afetando o mundo”, destacou Yolga.

Tanto a coordenação de Ciências Biológicas quanto de Administração consideraram o projeto proveitoso, pois, além de uma grande lição de cidadania e um exercício prático de Educação Ambiental, foi um momento de interação entre alunos de várias turmas e dos dois cursos citados, e uma oportunidade para que todos cumprissem parte das exigências do curso no que diz respeito a Atividades Complementares.

 

Equipe que organizou o projeto “Interdisciplinaridade na Educação Ambiental: coleta seletiva do lixo”

Agora, a pretensão dos organizadores do evento é levar o projeto aos polos de Gilbués e Inhuma do Piauí que também ofertam os cursos de Administração e Biologia através do CEAD/UFPI.

 

Por Epifanio Santos - Assessor de Comunicação do CEAD/UFPI, com informações das Coordenações dos cursos de Ciências Biológicas e Bacharelado em Administração

 

 

 

 

 

 



Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI