Alunos de Química visitam produção de Cachaça
em 12/7/2018 - 13:12

No último sábado (07), os alunos do Curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí, realizaram uma visita técnica a Fábrica de Cachaça Vale do Riachão, localizada na cidade Sucupira do Riachão-Ma. A visita técnica permitiu aos alunos conhecerem os processos de fabricação de cachaça, desde o plantio da cana até o seu produto final.

A visita foi acompanhada pela tutora presencial Doutora Luizângela da Silva Reis e os procedimentos técnicos foram apresentados pelo proprietário Erivan Holanda de Carvalho.

O licenciando Tiago Duarte Santos destaca o quanto importante foram os processos apresentados: “Nós pudemos observar a área de plantio da cana, a moagem, trituração, fermentação, destilação, armazenamento, teste de qualidade, engarrafamento, entre outros. Vimos a preocupação da fábrica em manter cada etapa com qualidade e também a preocupação com a questão ambiental’.



Tiago Duarte Santos

Para a discente  Deylange Oliveira a visita foi de extrema importância: “A visita à Fábrica Vale do Riachão nos proporcionou observar na prática alguns fenômenos e procedimentos que já visualizamos na teoria. Pudemos vivenciar todas as etapas, com seus detalhes e perceber a importância dos equipamentos e técnicas. Tivemos a possibilidade de conversar com os funcionários e observar pequenas práticas para melhor entendimento.

Deylange Oliveira

Estes momentos oportunizam uma maior construção do conhecimento, bem como sua fixação.”



Próprietário do cachaça vale do Riachão Erivan Holanda de Carvalho, discentes e tutora presencial.

Durante todo o sábado a turma de Química conseguiu acompanhar os processos e fizeram comparações com as teorias, possibilitando uma aprendizagem mais significativa.


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI